Wednesday, March 12, 2014

ESTE É O LUGAR / THIS MUST BE THE PLACE - PIETER HUGO


ESTE É O LUGAR / THIS MUST BE THE PLACE
PIETER HUGO
VISITA GUIADA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL 
27 março, quinta-feira, 11h30
Com a presença de Pieter Hugo e dos curadores Wim van Sinderen e António Pinto Ribeiro/Próximo Futuro
http://www.proximofuturo.gulbenkian.pt/

Pieter Hugo

Primeira exposição retrospetiva do fotógrafo sul-africano Pieter Hugo (Joanesburgo, 1976), que desde 2003 retrata a vida quotidiana na África do Sul, bem como na África subsaariana, dois territórios que ele conhece particularmente bem.

A forma como mostra o legado do fim do Apartheid e respetivas consequências sobre as pessoas, bem como sobre a paisagem, as implicações do comércio global e do pós-colonialismo em África, dá sentido a um trabalho que tem evoluído de forma brilhante e que tornou Pieter Hugo reconhecido internacionalmente em menos de dez anos.

Este é o Lugar / This Must Be The Place
Pieter Hugo
Curadoria: Wim van Sinderen
28 março a 1 junho 2014
Fundação Calouste Gulbenkian
Sala de Exposições Temporárias - Edifício Sede - Piso 01
Exposição apresentada pelo Programa Gulbenkian Próximo Futuro em colaboração com o Fotomuseum Den Haag

BIO
Pieter Hugo (Joanesburgo, 1976) vive na Cidade do Cabo, África do Sul. Entre as mais importantes exposições individuais que realizou-se contam-se as do Museu de Fotografia de Haia, o Musée de l'Elysée em Lausanne, o Ludwig Museum em Budapeste, o Fotografiska em Estocolmo, o MAXXI em Roma e o Instituto de Arte Moderna de Brisbane. Participou em exposições coletivas em diversas instituições incluindo a Tate Modern, o Folkwang Museum, a Bienal de São Paulo e a Fundação Calouste Gulbenkian, e o seu trabalho está representado em importantes coleções públicas e privadas. Recebeu o Prémio Discovery Award no Festival Rencontres d'Arles e o Prémio KLM Paul Huf em 2008, o Prémio Seydou Keita nos Encontros de Fotografia de Bamako, em 2011, e foi selecionado para o Prémio Deutsche Börse Photography em 2012.

No comments:

Post a Comment