Tuesday, March 4, 2014

A MONTRA - Lisboa

A MONTRA situada na Calçada da Estrela número 132 será ocupada, cada mês, por um artista que produz uma obra específica para aquele lugar com características muito particulares; sendo um dispositivo que privilegia a observação do trabalho através de um vidro e por quem passa na rua, a qualquer hora do dia ou da noite, o projecto no seu decorrer funcionará como uma acção subtil de intervenção na cidade. Um rumor urbano.


 
A MONTRA é um projecto que surge na sequência da situação actual em que observamos uma crescente desocupação do espaço um pouco por cada bairro da nossa cidade. Por onde passamos verificamos o encerramento de mais uma loja, com papéis a taparem  os vidros das montras. Vende-se ou aluga-se. O país?
 
Num segmento da Calçada da Estrela, as lojas ali instaladas há várias décadas: a drogaria, o pronto-a-vestir, os electrodomésticos ou a mercearia com frutas cristalizadas, fecharam todas. A Farmácia e a Pastelaria resistem.  É  aí, entre estes dois espaços, que A MONTRA se encontra, o que não deixa de ser irónico, pois poderíamos pensar que é precisamente como o país sobrevive: entre o Pastel e a Pastilha.
 
Ao longo de UM ano A MONTRA será ocupada por DOZE artistas. Luisa Cunha inaugurou o ciclo de intervenções com I’ll be Back, sno dia 5 de Outubro.

FEVEREIRO  2014

ARMANDA DUARTE
MARÇO  2014

ANDRÉ SOUSA
ABRIL  2014

RAQUEL MELGUE
MAIO  2014

CARLA FILIPE
JUNHO  2014

ANA PÉREZ-QUIROGA
JULHO  2014

TIAGO BAPTISTA
AGOSTO  2014

RICARDO JACINTO
SETEMBRO  2014


No comments:

Post a Comment